Moçambique recebeu garantias de reforço nas relações de cooperação com a União Europeia em diversos sectores, segundo garantias dadas pelos comissários europeus das Parcerias Internacionais e da Gestão de Crises, durante os dias de visitas do presidente moçambicano a Bruxelas.
Em visita de três dias a Bruxelas para encontros com dirigentes da União Europeia (UE), entre Segunda, 7, e Quarta-feira, 9, o chefe de Estado moçambicano reuniu-se com o vice-presidente executivo Frans Timmermans e com os comissários europeus, tendo de todos recebido garantias do apoio da UE a Moçambique.
Após receber Nyusi, o vice-presidente Timmermans, que tem o pelouro do Pacto Ecológico Europeu, garantiu que a UE vai intensificar a cooperação com Moçambique no domínio da poluição e gestão da água, para apoiar as capacidades do país para fazer face às alterações climáticas, que, assinalou, já têm feito sentir o seu impacto.
Também o comissário responsável pela Gestão de Crises, Janez Lenarcic, afirmou ter dado garantias ao presidente Nyusi do apoio humanitário. “Garanti-lhe o apoio humanitário contínuo da UE aos mais vulneráveis, especialmente em Cabo Delgado, sublinhando ao mesmo tempo a nossa disponibilidade para apoiar a construção da resiliência da população moçambicana”, escreveu na sua conta na rede Twitter.
Na segunda-feira, Nyusi já havia sido recebido pela comissária com a pasta das Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, numa reunião na qual também foi abordada a cimeira UE-África agendada para a próxima semana em Bruxelas.