Portugal garantiu que vai dar a São Tomé e Príncipe 15 milhões de euros para ajudar este país africano lusófono a lidar com a crise económica, anunciou o governo português, no final do de uma sessão do Conselho de Ministros portugueses.
“Foi aprovada a resolução que autoriza a disponibilização de um montante extraordinário de 15 milhões de euros para apoio directo ao Orçamento Geral do Estado de São Tomé e Príncipe”, lê-se no comunicado distribuído no final da reunião.
A nota reforça que o apoio financeiro é destinado a contribuir para o desenvolvimento nos sectores da educação, saúde e segurança alimentar, bem como do robustecimento da democracia e do Estado de direito.
A subvenção surge após a visita do primeiro-ministro, Patrice Trovoada, a Lisboa, no início do mês, na qual considerou que o arquipélago está a viver um “momento crítico” em termos económicos.
Após a reunião com o seu homólogo de São Tomé e Príncipe, o primeiro-ministro português, António Costa, havia referido que Portugal está empenhado no desenvolvimento e prosperidade de São Tomé e Príncipe.