A Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santo Antão (CMRG) recorreu à Bolsa de Valores de Cabo Verde (BCV), no sentido de ter acesso a um financiamento de 130 mil contos (1,2 milhões de euros).
Durante a apresentação da Sessão Especial da Emissão de Obrigações (Série A) do Município de Ribeira Grande de Santo Antão, feita na Quinta-feira, 17 o presidente do conselho de administração da BCV, Miguel Monteiro, referiu que o recurso ao empréstimo obrigacionista se destina ao saneamento da dívida municipal e irá permitir o município obter ganhos de recursos, que, naturalmente poderão ser aplicados em obras municipais, água e saneamento, apoio escolar ou outros que o município considerar pertinente.
Segundo Miguel Monteiro, com esta emissão atingiram seis séries emitidas em 2023, no montante global de 2,03 milhões de contos (18,4 milhões de euros), colocados à disposição da economia.
“As outras emissões tiveram como emitentes, a IFH, o iiB, a CM do Sal (2 séries) e a APP -Águas de Ponta Preta), O montante global dessas seis emissões ascende a 36% do montante total de emissões de obrigações diversas do ano de 2022, mas 60% em termos do número de emissões do ano transato, que foi um ano extraordinário”, acrescentou.
O presidente do conselho de administração da Bolsa de Valores de Cabo Verde disse ainda que a sua instituição está convicta que vai alcançar o objectivo preconizado para este ano de conseguir no mínimo 11 emissões de obrigações diversas.
“Esse engajamento permitirá efetivamente conduzir ao sucesso deste mercado e ao objectivo último de termos um Cabo Verde desenvolvido, de forma sustentável”, reforçou.