A animação é uma das vertentes do cinema pouco explorada ainda em terras cabo-verdianas, por ser uma área que exige muito aprofundamento teórico, técnico, e com custo mais elevado, afirmou, há dias, o presidente da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde.
Em declarações à imprensa local, por ocasião do Dia Internacional da Animação que se celebra anualmente a 28 de Outubro, Júlio Silvão referiu que se está a dar os primeiros passos no cinema de animação.
Contudo, acrescentou o responsável, “ainda há muito poucos profissionais” a trabalhar nesta vertente cinematográfica, por ser uma área que exige muito aprofundamento de conhecimentos não só de teoria, mas em termos de edição, de concepção, e particularmente, na animação dos objectos.
No entanto, segundo Júlio Silvão, já se começou a dinamizar uma certa actividade de mostras de filmes de animação no arquipélago produzidos por alguns produtores de filmes de animação, que a seu ver são “bastante interessantes”.
O presidente da ACACV destacou, por outro lado, a importância de se continuar a trabalhar nesta área, “por ser atraente”, principalmente para as crianças, tendo ressalvando, contudo, que paulatinamente vai se construindo o espaço para o cinema de animação em Cabo Verde.