O Festival Internacional de Cinema Pan-Africano de Luanda (Luanda PAFF) anunciou que, entre mais de 2.321 filmes inscritos, vindos de vários países do mundo, foram seleccionados 65, dos quais 26 curtas-metragens de ficção, 13 longas-metragens de ficção, 14 curtas-metragens documentários, sete longas-metragens documentários e cinco filmes de animação.
A primeira edição do Luanda PAFF), organizado pelo Instituto Pan-africano de Cinema, Kongo Bizizi Academy, em parceria com a Fundação Arte e Cultura, vai decorrer de 23 a 27 deste mês.
De acordo com um comunicado da organização enviado à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, dos 32 países participantes no Luanda PAFF 2022, constam Angola, Moçambique, Brasil, Portugal, Bélgica, Burkina Faso, Camarões, Canadá, Colômbia, República do Congo, Costa do Marfim, Cuba, República Democrática do Congo, França, Guadalupe e Estados Unidos da América.
Em relação aos filmes relevantes que serão exibidos no encontro, o director do Festival Internacional de Cinema Pan-africano, Ne Kunda Nlaba, disse à FORBES que há vários, mas os de abertura e encerramento serão revelados assim que o programa for anunciado, em brevemente.
Para Kunda Nlaba, esta é uma das grandes oportunidades que os realizadores hoje têm. “Temos que realmente aproveitar a oportunidade que a tecnologia nos oferece actualmente”, rematou.
Para além da Fundação Arte e Cultura, o evento decorrerá também na Mediateca do Cazenga (Zé Du), Cinemax (no Grafanil), entre outros locais escolhidos pela organização.