A Moçambique Dugongo Cimentos vai investir 200 milhões de dólares numa segunda fábrica, na província de Nampula, com capacidade para produzir dois milhões de toneladas de cimento por ano, anunciou a empresa, participada por investidores chineses.
O novo complexo industrial da cimenteira, que se junta ao que opera a sul de Maputo, será implantado numa área de 50 hectares no município de Nacala (Nampula) e a primeira pedra foi lançada na segunda-feira, devendo a construção prolongar-se por 18 meses.
Segundo fonte da cimenteira, a unidade que está a construir na província de Nampula terá ainda capacidade para produzir 1,8 milhão de toneladas de clínquer e vai gerar 600 postos de trabalho directos.
A Moçambique Dungongo Cimentos é detida pelos grupos empresariais moçambicano SPI e chinês West China Cement Limited (WCC).
Na fábrica localizada no distrito de Matutuine, a 70 quilómetros da cidade de Maputo, diz a Lusa, o grupo tem já uma capacidade de produção de dois milhões de toneladas de cimento por ano.