A partir de agora, todos os cidadãos cabo-verdianos, residentes em Angola, “já têm condições para obter gratuitamente” a nacionalidade cabo-verdiana e documentos inerentes nos serviços consulares da embaixada de Cabo Verde em Angola, anunciou o Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves.
O estadista, que falava durante um encontro mantido com a comunidade cabo-verdiana residente em Angola, referiu que promulgou há duas semanas, um diploma específico que facilita os seus concidadãos em Angola a obter toda documentação.
“Isto quer dizer que temos condições para proximamente as pessoas terem acesso à documentação cabo-verdiana sem custos durante um determinado tempo de forma gratuita nos serviços consulares aqui na embaixada em Angola”, assegurou.
O encontro entre José Maria Neves e a comunidade de Cabo Verde teve lugar na Mediateca de Luanda e foi antecedido de momentos de cultura com cânticos, danças e declamações de poesia.
A visita do PR, a primeira ao exterior após assumir as funções em Novembro de 2021, teve início oficialmente na Segunda-feira, após a sua chegada no domingo, e terminou na Quarta-feira, 12.
As dificuldades socioeconómicas de muitos cabo-verdianos, residentes em Angola há mais de 40 anos, o acesso à documentação, a necessidade da exploração de um campo agrícola, na província angolana do Cuanza Sul, cedido há anos ao Governo de Cabo Verde pelo Governo angolano foram algumas das preocupações apresentadas no encontro.