O Governo chinês aprovou nesta Quinta-feira um novo pacote de donativo para Cabo Verde no valor de 28,5 milhões de dólares.
A informação foi avançada pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, após uma reunião com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang. À margem do Fórum para a Cooperação China-África (FOCAC),
Na sua conta da rede social Facebook, o primeiro-ministro cabo-verdiano avança que o encontro foi também uma oportunidade para reconhecer as rápidas transformações que estão a ocorrer na China, que enfrenta os desafios do desenvolvimento através de uma forte aposta no capital humano de excelência, especialmente no conhecimento, investigação e inovação – factores essenciais para o progresso de qualquer nação.
O Governo de Cabo Verde atribui grande importância à FOCAC, uma plataforma de diálogo e cooperação que tem permitido o fortalecimento das nossas relações, que evoluíram agora para parceria estratégica, como declarou Li Qiang.
“As nossas relações com a China, baseadas na confiança mútua e na Política de Uma Só China, têm evoluído de forma significativa. Em 2026, celebraremos 50 anos de relações diplomáticas, e este marco será uma excelente oportunidade para reforçarmos a nossa cooperação estratégica”, escreveu José Ulisses Correia e Silva.
Cabo Verde, segundo ressaltou, está determinado a consolidar a sua recuperação económica, a aumentar a resiliência do país e a diversificar a sua economia, contando com a China como um parceiro importante neste percurso.