O Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento anunciou nesta semana a nomeação de Cesar Augusto Mba Abogo, da Guiné Equatorial, para a partir de 16 de Agosto deste ano, representar Moçambique naquela instituição.
Cesar Mba Abogo é economista e escritor, com vasta experiência em economia de recursos naturais, economia do desenvolvimento, políticas públicas e negociações internacionais.
A respeito da sua nomeação, Mba Abogo considera ser uma honra ingressar no BAD. “Estamos actualmente em uma encruzilhada histórica do nosso continente e estou animado com a perspectiva de dar a minha contribuição para o banco, nossa principal instituição de desenvolvimento. Estou ansioso por impulsionar a actuação do banco em Moçambique, um país com uma cultura e história pelas quais sou apaixonado há décadas”, refere.
Entre as funções que já desempenhou, destaca-se o de Ministro das Finanças, Economia e Planejamento da República da Guiné Equatorial, entre abril de 2019 a outubro de 2020. Nesta altura, foi-lhe incumbida a missão de concluir as negociações com o Fundo Monetário Internacional para a implementação de um programa apoiado pelo FMI, com o objectivo de manter a estabilidade macroeconómica e financeira do seu país, ao mesmo tempo trabalhava para melhoria da protecção social, a promoção da diversificação económica, fortalecimento da governança e combate a corrupção.
Ainda como Ministro das Finanças, o Mba Abogo presidiu o Conselho de Governadores do Banco Africano de Desenvolvimento, bem como o Conselho de Ministros das Finanças da União Monetária Centro-Africana, onde liderou a integração das duas Bolsas de Valores da África Central.
Também em funções governamentais, foi secretário de Estado para o Acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Nacional da Guiné Equatorial e, entre 2009 e 2012, foi assessor do Governo da Guiné Equatorial e diretor-geral da Economia do Petróleo.
De 2006 a 2008, antes de ingressar na administração da Guiné Equatorial, foi especialista em assuntos económicos e políticos na Embaixada dos Estados Unidos da América em Malabo. Durante o mesmo período, desempenhou a actividade docente na Universidade Nacional da Guiné Equatorial e Assistente de Investigação em Estudos Africanos e Internacionais, na Universidade Autónoma de Madrid.
Cesar Augusto Mba Abogo é mestre em Desenvolvimento Humano e Governança pela Universidade Aberta da Catalunha (Espanha), licenciado em Economia pela Universidade das Ilhas Baleares (Espanha) e tem diversos cursos em liderança, crescimento económico e políticas públicas. Actualmente cursa o PhD em Estudos Africanos e Internacionais pela Universidade Autónoma de Madrid, Espanha.