Angola conta actualmente com mais de 15 milhões de assinantes de telefonia móvel, 7 milhões de utilizadores de internet e mais de 2 milhões de subscritores de televisão por assinatura, de acordo com dados avançados, esta semana, pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MTTICS), Manuel Homem.
O governante que avançou os números por ocasião 52º aniversário da proclamação do Dia Internacional das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, assinalado a 17 de Maio, reconhece a necessidade de se prosseguir com a melhoria da qualidade, bem como da prática de preços mais acessíveis, por forma a se incluir, cada vez mais, a população nos serviços tecnológicos.
“O país tem traçado um conjunto de acções cujos resultados estão reflectidos na melhoria contínua da prestação dos serviços públicos e básicos de telefonia, no acesso à internet e nos serviços associados, primando sempre pela qualidade e respondendo às necessidades dos utilizadores”, refere Manuel Homem.
O ministro considerou “fundamental” o sector das telecomunicações e tecnologias de informação, no processo de modernização da governação, do desenvolvimento social e económico e de inclusão social.
Acrescentou que o Executivo angolano está consciente do papel primordial que as telecomunicações e tecnologias de informação desempenham no contexto social e da economia nacional, onde, diz, o sector que dirige se afigura como alavanca fundamental no processo de desenvolvimento socio-económico e na luta contra a pobreza.