Miguel Proença, CEO da Hoti Hotéis, revelou que foram assinados os primeiros contratos para a inauguração de um hotel Meliá na capital de Angola, Luanda. Este estabelecimento de luxo, com cinco estrelas, contará com 250 quartos e será instalado no Complexo Waterfalls, próximo à Fortaleza de São Miguel de Luanda, numa localização privilegiada.
Durante um almoço com jornalistas em Lisboa, Miguel Proença destacou a importância estratégica deste empreendimento. Embora o nome oficial ainda não esteja definido, o hotel provavelmente será denominado Meliá Luanda e tem previsão de entrar em funcionamento entre 2027 e 2028.
A Hoti Hotéis, responsável pelo projecto, participará com uma parcela minoritária do investimento, cujo valor total ainda não foi revelado. Proença estima que o hotel terá uma forte presença no segmento MICE (Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições), além de atrair os mercados português e espanhol devido ao reconhecimento da marca Meliá na Península Ibérica.
“É relevante para a Meliá termos firmado uma posição, primeiro em Moçambique e agora em Angola”, ressaltou Miguel Proença, destacando a expansão da presença da Meliá em África.
Além do hotel Meliá, o Complexo Waterfalls inclui outros quatro edifícios, um residencial e outro empresarial. A entrada de uma marca internacional como a Meliá no complexo deve impulsionar outros projectos, conforme espera o CEO da Hoti Hotéis.
Angola será o terceiro país onde o grupo português Hoti Hotéis terá unidades hoteleiras, seguindo Moçambique, onde já opera o Meliá Maputo Sky, e Portugal, onde detém 18 hotéis, sete deles com a marca Meliá.
As intenções de expandir a actividade para Luanda já haviam sido anunciadas no início deste ano, durante a apresentação de resultados do grupo.