Mais de 5 mil jovens, uma média de mil por ano, foram formados nas diferentes áreas das ciências humanas, no COAF – Centro de Orientação, Assessoria e Formação, criado legalmente em 2015, em Luanda, por Edna Berenguel, com presença em zonas como Belas Business Park, Kilamba, Vila Alice e Camama.
COAF ministra mais de 200 cursos nas diversas áreas, com foco no desenvolvimento de competências profissionais, cujos preços variam entre 75 mil e 320 mil kwanzas.
A instituição dedicada à formação executiva corporativa e ao desenvolvimento profissional, com foco no desenvolvimento de competências profissionais, habilidades, técnicas e atitudes que possibilitem o desempenho de actividades produtivas, ministra mais de 200 cursos, cujos preços vão dos 75 mil kwanzas a 320 mil kwanzas, com o suporte de professores nacionais e estrangeiros.
A jovem empreendedora de 26 anos de idade, disse à FORBES que o COAF oferece também serviços de orientação profissional, estágios formativos e dedica-se ainda ao recrutamento.
“As formações são presenciais e online. Os interessados fazem, antes mesmo da inscrição, uma consultoria sobre diagnóstico de formação, com um consultor de carreiras, que indicará se realmente fez a escolha do curso certo. Ao finalizar a formação, o participante receberá uma outra consultoria em Gestão de carreiras. Ambas consultorias são gratuitas”, explica.
A jovem conta que a ideia de investir na formação de capital humano surgiu em 2014 quando, em um processo de recrutamento para uma das suas empresas, apercebeu-se que há no mercado muitos jovens à procura de emprego e sem qualificação. Foi então que Edna Berenguel começou a implementar em 2015 oficialmente o COAF, com a inauguração do primeiro centro num pequeno apartamento situado na urbanização Nova Vida.
Preocupada com a responsabilidade, a empresária criou o Cartão COAF, com o propósito de beneficiar um grupo específico de pessoas – entre empreendedores, universitários, mães solteiras e empresas, conferindo um desconto de 50% ao portador autorizado do cartão, em todos os cursos oferecidos em qualquer um dos seus centros, durante um ano.
Em perspectiva, no curto prazo, garante Edna Berenguel, está a inauguração de mais três centros em Luanda, acto que se estenderá para outros pontos do país, no entanto não avançados, para permitir que as demais províncias se beneficiem também de formações presenciais e não apenas pela Internet, como acontece até ao momento.