Carlos Mota Santos deverá ser o próximo presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da Mota-Engil. O nome do candidato e sobrinho de António Mota deverá ser proposto na próxima reunião do conselho de administração da multinacional, sendo que irá acumular as duas funções.
De acordo com um comunicado da constructora enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o presidente do Conselho de Administração da Mota-Engil, António Mota, e o presidente da Comissão Executiva, Gonçalo Moura Martins, renunciaram aos seus cargos na empresa para dar início a “um processo de mudança geracional”.
Em substituição, o nome de Carlos Mota Santos, que até agora é um dos vice-presidentes da Mota-Engil, vai ser apresentado no próximo encontro que vai reunir o board. O grupo antecipa que este processo esteja concluído até final de Janeiro, para que, estas alterações organizacionais produzam efeitos a partir de 1 de fevereiro de 2023.
“Após a alteração da estrutura acionista, verificada em 2021, e da aprovação do Plano Estratégico para o período 2022-26 – Building 26 – e de forma totalmente concertada, consensualizada e participada pelos acionistas de referência do grupo, e por impulso dos próprios, decidiram os senhores Eng.º António Mota e Dr. Gonçalo Moura Martins renunciar às suas atuais funções”, lê-se no comunicado da Mota-Engil.
Na base desta decisão está o início de um “processo de mudança geracional e renovação” do grupo, adianta a Lusa.