“Temos de tratar os investidores privados como pilares essenciais na construção de Cabo Verde. Nacionais, estrangeiros ou da diáspora, os investidores são fundamentais para o país”. Foi com estas palavras que o Vice-Primeiro Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e Ministro da Economia Digital de Cabo Verde Olavo Correia deu início a mais uma edição do Cabo Verde Investment Fórum. Uma iniciativa de promoção e captação de investimento para o país. Olavo Correia falou dos desafios da transição energética, do fomento das TIC, na criação de emprego e de oportunidades para os jovens como os desafios que Governo e setor privado têm de abraçar em conjunto.
Turismo, Economia Azul e TIC são os setores estratégicos que pretendem atrair investidores privados e estarão em destaque, através da apresentação de projetos e do ambiente de negócios. A iniciativa é do Governo, executada através da Cabo Verde Trade Invest e pretende ser uma montra das oportunidades de investimento em Cabo Verde.
Durante dois dias estarão na Ilha do Sal dezenas de representantes de algumas das maiores empresas privadas do país, aos quais se juntam investidores internacionais e novos potenciais investidores.
De destacar a presença de Márcio Daniel, Ministro do Turismo de Angola, que fará uma apresentação sobre as oportunidades de cooperação entre Angola e Cabo Verde no setor do turismo.
Edouard Al-Dahdahm Líder do Programa para a África Ocidental do Banco Mundial é também uma das figuras de destaque do evento. O Economista Principal do Banco Mundial anunciou durante o Fórum a concessão de um acréscimo adicional de 30 milhões de dólares ao Projeto de Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul.
Segundo Edouard este acréscimo a somar aos 45 M de USD já aprovados permitem melhorar os investimentos em curso em infraestruturas, reforço do setor privado, formação e capacitação. O Projeto de Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul está em curso deste 2022 em 6 ilhas.
O Turismo Sustentável, a Economia Azul, a Economia Verde e a Economia Digital serão os temas em destaque nas várias sessões de apresentação ao longo dos dois dias.