A capitalização da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) ultrapassou, no primeiro semestre deste ano, os 2.718 milhões de dólares, um aumento de quase 5% em três meses.
De acordo com dados da BVM, a capitalização bolsista – aproximação do valor de mercado das empresas e títulos – acumulada até ao final do segundo trimestre (Junho) correspondia a 24,37% do Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique e compara com os quase 2.596 milhões de dólares até Março ou ainda os 2.021 milhões de dólares em termos homólogos, Junho de 2022.
No período de Abril a Junho, a BVM transacionou 215,98 milhões de dólares, enquanto no primeiro trimestre esse volume foi de 106,27 milhões de dólares. No segundo trimestre de 2022, há um ano, o volume transacionado em bolsa rondou os 101 milhões de dólares.
Entretanto, à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, o presidente do conselho de administração da Bolsa de Valores de Moçambique, Salim Cripton Valá, disse que este crescimento é um sinal importante para o mercado de capitais no panorama económico do país.
“Isto atesta o interesse que os empresários e investidores estão tendo, nos últimos anos, em usar os produtos e instrumentos financeiros do mercado de capitais como mecanismo de poupança, financiamento e investimento em Moçambique”, considerou.
A BVM manteve no final do segundo trimestre as mesmas 13 empresas e 66 Valores Mobiliários cotados, face ao trimestre anterior, mas que compara com 11 empresas e 54 títulos há um ano.
Entre as empresas cotadas em bolsa em Moçambique estão a Companhia Moçambicana de Hidrocarbonetos, a Cervejas de Moçambique, a Hidroeléctrica de Cahora Bassa, a Arko Seguros ou a Rede Viária de Moçambique, entre outras.
*Com Lusa