Um novo complexo turístico será construído em Cavo Verde, concretamente na cidade da Praia, num investimento de 39 milhões de euros, 30% dos quais com recurso a financiamento bancário, prevendo-se que venha a gerar cerca de 200 empregos directo.
A infra-estrutura ocupará uma área de quase 15 mil metros quadrados e estará composta por um condomínio de luxo à beira-mar, escritórios, estacionamento subterrâneo com 500 lugares, um centro comercial, um centro de congressos e um hotel de negócios de luxo com 200 quartos, considerado a ‘joia da coroa financeira’ do empreendimento.
Os promotores do investimento referem que “a grande ambição do projecto é contribuir para melhoria do ambiente de negócio no centro da cidade, no Plateau, oferecendo espaços multiusos, com componentes modernas e prestigiosas, um conceito diferente, que incorpora o mix entre o lazer e o negócio”.
Dizem também ser esta uma “oportunidade única” de edificar um projecto do género na capital de cabo-verdiana, Praia, onde existe falta de espaços comerciais modernos para negócios, bem como de espaços apropriados para estacionamento, inexistência de hotéis de alta qualidade e ausência de lugares reservados a conferências e congressos.
Recorde-se que em Fevereiro último, o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, avançou que Cabo Verde fechou 2020 com um recorde de investimentos externos na ordem dos 1.244 milhões de euros, num total de 27 projectos que estimam a criação de 12.435 postos de trabalho.
O valor de investimento externo captado por Cabo Verde no ano passado duplica ainda o recorde alcançado em 2017, quando foram captados 600.877.434 euros, com previsão de 6.689 postos de trabalho.