Um acordo entre a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) e a Maputo Grain Terminal, SA (MGT) vai permitir o aumento da capacidade do terminal de cereais do Porto de Maputo das actuais 25 000 toneladas para 45 000.
Com a parceria, a capacidade de anual instalada no terminar irá passar de 170 000 toneladas para 350 000, num investimento total estimado em aproximadamente 5 milhões de dólares, com prazo de conclusão da construção dos novos silos previsto para dentro de 18 meses.
“Este investimento sublinha o compromisso da MPDC e dos seus parceiros em fortalecer a capacidade logística e a competitividade do Porto de Maputo no mercado regional e internacional, no âmbito do acordo de extensão de concessão assinado em Fevereiro deste ano”, refere uma nota do Porto de Maputo.
De acordo com a instituição, nos últimos anos, o volume de cereais manuseados tem vindo a crescer. Por exemplo, no ano passado, o terminal atingiu um volume de 166 000 toneladas, como resultado da crescente procura por serviços de manuseamento de cereais.
“O terminal actual é composto por cinco silos, cada um com uma capacidade de 5 000 toneladas. Com o novo acordo, a MGT planeia a construção de quatro silos adicionais, o que aumentará significativamente a capacidade de armazenamento”, indica o comunicado da empresa.
*Rodrigo Oliveira