A Cap Magellan, associação de lusodescendentes em França, organiza uma nova edição da noite de entrega de prémios para distinguir jovens talentos, que se podem candidatar até 30 de Setembro, na Universidade de Sorbonne, em Paris, França.
Segundo a delegada-geral da associação, Luciana Gouveia, a noite de entrega de prémios, que ainda não tem data definida, terá lugar no anfiteatro Richelieu da Universidade Sorbonne, com animação musical e com uma inovação este ano, um jogo interativo para smartphone para os 600 convidados sobre as temáticas da gala: “os 50 anos da revolução do 25 de Abril e os 500 anos do nascimento de Camões”.
Os jovens interessados podem candidatar-se para as categorias de “Melhor aluno do ensino secundário”, “Melhor estudante”, “Melhor projecto associativo”, “Melhor jovem empreendedor”, “Melhor iniciativa de cidadania” e “Melhor revelação musical artística”.
Após a seleção de candidaturas, os três finalistas de cada categoria são convidados para estarem presentes na noite de gala, onde será anunciado o vencedor de cada categoria.
“Os prémios consistem em 1 500 euros entregues ao vencedor, à excepção do prémio musical, que não tem valor financeiro, sendo, sobretudo, um acompanhamento do artista em termos de programação da sua agenda musical”, explicou Luciana Gouveia, citada pela Lusa.
A Cap Magellan, principal e maior associação de jovens lusodescendentes em França, foi fundada em 1991 para promover a língua portuguesa e a cultura lusófona.
*Napiri Lufánia