O Canaltech – site de tecnologia, com informações sobre jogos electrónicos, notícias, entrevistas, análises de aparelhos móveis, dicas, tutoriais e aplicativos – ‘mergulhou’ para o luxuoso mundo automóvel e seleccionou aqueles que considera serem os cinco carros com mais luxos do mundo.
Num mercado tão segmentado e com público tão selecto, o site fundado em Julho de 2012 escolheu o modelo mais impressionante de cada marca que, actualmente, está inserida no contexto para merecer estar entre os cinco carros mais luxuosos do mundo.
Alguns dos sites internacionais consultados pelo Canaltech para a elaboração da lista apontavam, por exemplo, dois modelos Rolls-Royce, deixando de fora um luxuoso BMW. Em outro, havia dois Bentley, mas nenhum representante da Mercedes-Benz. Por forma a dar a volta e evitar ‘confusão’, o Canaltech optou por um mix e seleccionou o ranking dos sonhos.
Ciente de que as escolhas podem suscitar polémica, o site coloca na quinta posição da lista dos carros mais luxuosos do mundo o Audi A8. Avaliado hoje em 87,3 mil dólares, o modelo 2021 da marca que faz parte da família Volkswagen tem tudo o que um sedã luxuoso precisa, mas é mais discreto que os demais integrantes da lista.
Segundo a marca, uma das atracções que fazem o carro ser “um luxo só” está na tecnologia. A Audi diz que é possível salvar até 400 configurações diferentes de luzes e itens de entretenimento e conforto para até sete perfis distintos. O carro conta ainda com função de massagem no banco dianteiro, head-up display, superfícies dianteiras aquecidas (porta e apoios de braços centrais).
A BMW entra na quarta posição da lista com um modelo da série 7. Dotado de um motor V12 biturbo de 6,6 litros, que entrega 602 cavalos de potência, é igualmente espectacular quando o assunto diz respeito ao conforto e ao luxo de seus ocupantes.
O modelo possui apoios de braços aquecidos traseiros, assentos de massagem e sistema de entretenimento para quem viaja no banco traseiro. O tecto solar, chamado de Panoramic Sky Lounge, permite ajustar a iluminação ambiente, criando uma experiência diferenciada para todos.
O pacote de tecnologia, por sua vez, conta com o BMW Drive Recorder. Usa câmaras de visão surround para capturar imagens de diferentes ângulos ao redor do carro. Gatilhos manuais ou automáticos podem começar a gravar por até 40 segundos, e a filmagem é salva para revisão posterior. O modelo da série 7 da BMW tem um custo actual de 118,4 mil dólares.
O anúncio da Mercedes-Benz para a S-Class no site oficial avisa: “Suba a bordo e seja surpreendido”. O imponente carro da marca alemã é praticamente uma casa sobre rodas.
Som surround 4D para isolar os barulhos externos, bancos traseiros que remetem à primeira classe dos aviões, novo sistema de iluminação e uma central completa de infotenimento são apenas alguns dos detalhes dessa obra-prima do segmento automotivo. Quem quiser levar esse luxo todo da Mercedes-Benz que aparece no terceiro lugar do “Top 5” para a garagem, precisará pagar o equivalente a 111,7 mil dólares.
Outro integrante da lista do Canaltech dos cinco carros mais luxuosos do mundo e que aparece na segunda posição é o Bentley Continental GT, que custa cerca de 198,4 mil dólares.
A liderar o “Top 5” está o representante da britânica Rolls-Royce, o Rolls-Royce Phantom. Podia a te ser o Ghost, o Cullinan, ou até mesmo o Boat Tail, exclusivíssimo carro que está na garagem de Beyoncé e Jay-Z, e custa mais de 27 milhões de dólares. Mas o Canaltch justifica a opção pelo Phantom “pelo facto de o site britânico Autocar ter avançado que o carro recebeu ‘5 estrelas’ no criterioso teste de estrada no Reino Unido”.
De acordo com a análise, o Rolls-Royce Phantom agrada “tanto pela extravagante declaração de riqueza e status que confere ao proprietário quanto pelo incomparável prazer que você desfruta ao viajar em um”.
E não é para menos. Empurrado por um motor V12 de 570 cavalos, o luxuoso carro de quase 3 toneladas tem excelente desempenho, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos. Tudo isso, claro, sem perder a elegância e o luxo que um carro deste porte exige.
Giles Taylor, diretor de design da luxuosa marca, contou ao Autocar que a actual geração do Phantom é um pouco mais moderna e menos formal do que a anterior. Quem teve a honra de testar o carro, diz que “depois de subir a bordo, você dá um passo para trás nos assentos traseiros do carro, como se estivesse sendo conduzido a alguma carruagem vintage”.
E não se engane: apesar de o painel, à primeira vista, parecer antiquado, o sistema de infotenimento é igualmente recheado de luxo e tecnologia, só que apresentado de forma discreta, característica da marca desde a década de 1920. Por conta disso, o controle da central, giratório, ao estilo iDrive da BMW, pode ser dobrado, assim como a tela multimídia principal do carro, que também fica fora de vista quando não está em uso.
Tantos atributos assim fazem do Rolls-Royce Phantom não só o dono da 1ª posição entre os cinco carros mais luxuosos do mundo, como também dão a ele o posto de mais caro da selecção do Canaltch, já que um modelo desses, hoje, não sai por menos de 559,1 milhões de dólares.