Os institutos nacionais de estatística da Guiné-Bissau e de Cabo Verde assinaram, recentemente, um acordo de cooperação para reforçar o sistema estatístico guineense.
“Cabo Verde é um país irmão, tem um sistema estatístico mais organizado e mais desenvolvido que a Guiné-Bissau. Há certas operações e actividades estatísticas que Cabo Verde realiza com êxito e vamos aproveitar essa experiência e capitalizá-la”, afirmou o director-geral do Instituto Nacional de Estatística (INE) guineense, Roberto Vieira.
Segundo o responsável, o acordo vai abranger várias áreas estatísticas, nomeadamente o recenseamento geral da população e habitação, contas nacionais, comércio externo e as estatísticas conjunturais essenciais para a tomada de decisões políticas.
Por sua vez, João de Pina Mendes Cardoso, presidente do INE de Cabo Verde, considera o acordo assinado como “o início de uma longa caminhada, que deverá trazer bons resultados”, acrescentando que a instituição que dirige tudo irá fazer para materializar o referido protocolo de cooperação.
De acordo com a Lusa, uma equipa do INE de Cabo Verde esteve em Bissau a trabalhar em conjunto com a congénere guineense para identificar as áreas de cooperação.