O Governo de Cabo Verde recebeu no último fim-de-semana os primeiros equipamentos de dessalinização e plantas solares que deverão ser instalados na localidade de Achada Baleia e Baía, onde se prevê produzir 1.100 m3 de água por dia.
No âmbito do projecto de mobilização de água para agricultura, encontra-se na Hungria uma equipa pluridisciplinar (ADR e ELETRA), chefiada pela presidente da Empresa Água de Rega, Ângela Moreno, para reforçar a cooperação técnica desse programa.
De acordo com um comunicado publicado no website do Governo de Cabo Verde, o objectivo da missão é verificar e validar os equipamentos que serão encaminhados para o país, preparar os projectos de engenharia civil, hidráulica e hidroagrícola.
No quadro desta missão, a delegação cabo-verdiana manteve vários encontros com parceiros estratégicos, acompanhados da VTK, a agência empreiteira da parte húngara.
A presidente da Empresa Água de Rega, Ângela Moreno, disse que a missão “foi bem-sucedida”, na medida em que, garante, “todas as partes estão motivadas e prontas para implementar de forma eficaz este que é considerado um programa de excelência para mais e melhor disponibilidade de água para o desenvolvimento da agricultura em Cabo Verde”.