O ministro da Indústria, Comércio e Energia de Cabo Verde, Alexandre Monteiro, considerou que a Feira Internacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética, a realizar-se em Março próximo, será uma “boa oportunidade” para o Governo cabo-verdiano promover o programa de transição energética do país e dialogar com todos os intervenientes do sector.
O evento acontece entre os dias 24 e 26 na cidade da Praia, sob organização da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), em parceria com os Ministérios da Indústria, Comércio e Energia e das Finanças e Fomento Empresaria.
Para o governante, que falava em conferência de imprensa, na apresentação do programa de incentivos à mobilidade eléctrica, a Feira Internacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética, será um espaço de comunicação entre os intervenientes, quer nacionais quer internacionais.
“É uma boa oportunidade de comunicação e divulgação junto dos intervenientes e dos consumidores”, disse o ministro.
Actualmente, o país tem cerca de 20% de penetração de energias renováveis na rede e tem vários projectos em curso, como um programa de massificação da microprodução e incentivos fiscais e aduaneiros, para a meta de atingir metade de energias limpas em 2030.
O Governo cabo-verdiano estimou anteriormente que para atingir esse objectivo sejam necessários investimentos na ordem dos 780 milhões de euros. A meta é ter 100% de energia renovável em 2040, incluindo mobilidade eléctrica.