O arquipélago de Cabo-Verde, através do seu embaixador extraordinário e plenipotenciário em Angola, Jorge Figueiredo, manifestou o interesse de investir no sector do turismo, na província costeira de Benguela.
Falando à imprensa, durante uma visita de trabalho à aquela região do litoral Centro-Sul do país, o diplomata referiu que o turismo constituí cerca de 30% do Produto Interno Bruto daquele arquipélago, daí o interesse de investidores cabo-verdianos em concretizarem projectos naquela parcela do território angolano
“Já fizemos a nossa história, a nossa evolução, e pensamos que podemos, caso Angola queira colaborar, contribuir e apoiar o processo de desenvolvimento turístico do país, também”, afirma.
Outra experiência que Cabo Verde pretende partilhar com Angola está relacionada ao processo de descentralização, com a implementação das autarquias no país. Neste sentido, avançou Jorge Figueiredo, está prevista, nos próximos tempos, uma visita “extremamente importante” de autarcas cabo-verdianos à Benguela, a convite das autoridades angolanas, para entrosarem-se, trocarem impressões e puderem, neste processo da descentralização, transmitir os conhecimentos acumulados de quase 30 anos de autarquias locais em Cabo Verde.
“A cooperação bilateral entre Angola e Cabo Verde vai de boa saúde. Nós temos uma relação muito estreita, quer no âmbito bilateral e multilateral, através da CPLP. Temos estratégias montadas, vamos trabalhando devagar, mas com os pés assentes no chão, para que cada passo que dermos no processo da consolidação da nossa relação se faça em benefício dos dois países”, sublinha o embaixador.
Consulado online a caminho
Por outro lado, Jorge Figueiredo anunciou que, em benefício da comunidade cabo-verdiana residente em Angola, a embaixada daquele país projecta a implementação do que denomina ‘Consulado Online’.
A plataforma permitirá aos cidadãos daquele país tratar documentos como Bilhete de Identidade ou Passaporte e outros assuntos relacionados com o consulado de forma virtual. Para o efeito, adianta, foi já adquirido um kit de prestação de serviços que está a ser instalado por uma equipa técnica do consulado.
“Achamos que merecem toda a atenção, todos os cabo-verdianos em Benguela, no Lobito e mesmo em Cabinda. Desta feita, sempre que pretendam tratar qualquer assunto relacionado com o consulado, poderão faze-lo também online. Pretendemos responder as grandes questões colocadas pela nossa comunidade”, garante.