Cabo Verde prevê estrear o voto electrónico em 2026, ano em que realiza eleições legislativas e presidenciais, anunciou nesta Segunda-feira, 07, na cidade da Praia, a ministra da Justiça, acrescentando que está a ser ultimada uma proposta mais ampla de alteração ao código eleitoral.
Joana Rosa, que discursava na cerimónia de tomada de posse do novo director da Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral, Salif Diallo Silva, avançou que o objectivo é ter, em breve, um sistema de informação eleitoral desenvolvido e adaptado às condições arquipelágicas.
Conforme a Lusa, a governante afirmou também que a Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral tem estado a trabalhar e a desenvolver o sistema de voto electrónico com a Universidade de Cabo Verde.
“Estaremos a analisar, a avaliar, os passos que já foram dados, os desafios que temos a esse nível, mas estamos em crer que, havendo recursos – da nossa parte a vontade política não nos falta -, estaremos em 2026 a ter voto electrónico em Cabo Verde”, reforçou a ministra.