Cabo Verde participa desde a passada Quinta-feira, 07 de Novembro, no Senegal, na 15.ª edição da Bienal de Dakar (Dak’Art 2024) com trabalhos de artistas plásticos e músicos, com o propósito de dar visibilidade à cultura do arquipélago, segundo anunciou o Governo.
De acordo com uma nota do executivo cabo-verdiano, no certame, o país apresenta trabalhos dos artistas plásticos Bento Oliveira, Alex Silva, Bela Duarte, Irineu Destourelles (arte interdisplinar), Luísa Queirós (pintura), Manuel Figueira (pintura), Melissa Rodrigues (artista visual), Tchalé Figueira (pintura) e ainda de César Cardoso (multimédia) e do grupo musical Sizal.
A participação no evento, que dura um mês, tem curadoria do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD) para reforço da presença cabo-Verdiana no exterior, assumindo a cultura como veículo do aumento da notoriedade de Cabo Verde no mundo. O país estará em destaque no programa desta edição, juntamente com os Estados Unidos.
“Tratando-se Dakar de território vizinho, o mais próximo do arquipélago, Cabo Verde pode beneficiar das excelentes relações históricas com o Senegal” e de “uma ancestralidade cruzada e até coincidente”, refere o Ministério da Cultura num comunicado citado pela Lusa.
A 15.ª edição da Bienal de Dakar vai contar com obras de 58 artistas de África e da diáspora.
*Napiri Lufánia