Cabo Verde tem 145 praias balneares que são uma das maiores fontes de riqueza do país e principal motivo do seu dinamismo turístico. Preservar estas áreas, muitas delas ameaçadas, torna-se um imperativo, e agora o Governo caboverdiano quer partilhar esta responsabilidade também com a sociedade civil.
Neste sentido, o Ministério do Mar lançou o projeto “Padrinhos do Mar” com o propósito de unir forças para a preservação das praias e ecossistemas marinhos, permitindo ao país, mitigar a contaminação dos mares com o plástico e outros tipos de poluição.
Este “call to action” está destinado a empresas públicas e privadas, Ong’s, associações e demais organizações da sociedade civil que queiram apadrinhar uma zona balnear nacional e, assim, contribuir financeiramente e não só, para os seus projetos de conservação.
A escolha de uma praia para apadrinhar pode ser feita por afinidade ou proximidade. Os padrinhos assumem o compromisso de desenvolver atividades de limpeza e conservação das praias ao longo do ano. O trabalho de cada instituição será posteriormente avaliado por uma comissão de acompanhamento e supervisão constituída por elementos da instituição que tutela o mar e reconhecido durante a próxima Cabo Verde Ocean Week.
O projeto “Padrinhos do Mar” é uma iniciativa do Ministério do Mar, através da Direção Nacional de Política do Mar, em parceria com o Instituto Marítimo Portuário de Cabo Verde.