Cabo Verde abriu concurso para jovens participarem numa acção de formação com o MIT – Massachusetts Institute of Technology, líder em inovação nos EUA, lançando uma parceria com ambição regional, anunciou o parque tecnológico do arquipélago.
Esta primeira formação vai decorrer em Janeiro, nas instalações do parque, na Praia, dirigida a jovens entre 16 e 24 anos, e marca “o lançamento do programa MIT Global Teaching Lab em Cabo Verde”, explicou, em comunicado, o TechParkCV.
O programa ambiciona acolher participantes do arquipélago e também de países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), “promovendo uma formação inclusiva e regional”.
“Através da capacitação local e da criação de uma base para crescimento, o programa pretende fortalecer a presença do TechParkCV como centro de formação de referência”, indicou.
O programa faz parte da Fase II do Projeto Parque Tecnológico de Cabo Verde, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), “que visa transformar o país num polo de inovação digital para a África Ocidental”.
Para a primeira formação, em Janeiro, o concurso está aberto até 06 de Dezembro e deverá levar à selecção de 20 a 30 participantes.
Durante a acção de quatro semanas, os participantes serão guiados presencialmente por uma equipa de seis instrutores do MIT e terão a oportunidade de “desenvolver competências técnicas e competências essenciais para o mercado de trabalho”.
A diferença do curso para outros na mesma área, segundo a Lusa, está na preparação “para a resolução de problemas e desenvolvimento de pensamento crítico através do uso da ferramenta App Inventor”, disponível na Internet, em appinventor.mit.edu.