O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, preside na próxima Sexta-feira, 04, na Expo 2020 Dubai, concretamente no Habtoor Grand Resort, o Cabo Verde Investment Forum (CVIF – Expo Dubai 2020), de acordo com uma nota a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso.
O chefe do Governo cabo-verdiano encontra-se desde Terça-feira última no Dubai, em frente de uma delegação composta, além de membros do Executivo – entre os quais os ministros dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo, da Cultura e do Mar, Abraão Vicente, e a secretária de Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz –, empresários e artistas.
Além da celebração do “Dia Nacional de Cabo Verde”, que se assinala nesta Quinta-feira, 03, a deslocação da delegação cabo-verdiana ao Dubai, tem também como propósito a atração de Investimento Directo Estrangeiro (IDE).
É esperada no “CVIF – Expo Dubai 2020” a presença de mais de 150 grupos empresariais de países participantes na Expo 2020, representantes governamentais, instituições e fundos. O objectivo do certame passa por impulsionar o comércio e os investimentos internos para Cabo Verde, e como resultado, pretende-se colocar em contacto empresários, investidores e instituições financeiras públicas e privadas, permitindo-lhes formalizar compromissos e contratos.
O programa do fórum, que se enquadra nas celebrações do “Dia Nacional de Cabo Verde”, inclui, entre outros, um momento cultural com artistas nacionais, além de encontros e contactos entre os promotores de projetos e instituições representadas no Médio Oriente.
“No momento em que Cabo Verde se prepara para a retoma económica no pós-covid, tendo, entre os objectivos preconizados, a aceleração da transformação e diversificação da economia, a participação do primeiro-ministro na Expo2020 Dubai é de suma importância, uma vez que representa uma oportunidade para promover o país, impulsionar o negócio e o investimento em Cabo Verde, bem como atrair e facilitar os contactos entre os empresários, promotores nacionais e os fundos, investidores e financiadores internacionais e em particular do MEASA (Middle East, Africa and South Asia)”, lê-se no documento enviado à FORBES.
Durante a sua estada no Dubai, entre o dia 01 e 05 do mês em curso, o primeiro-ministro cumprirá uma agenda bilateral, com um encontro marcado com o seu homólogo local.
Em julho de 2006, Cabo Verde e Emirados Árabes Unidos (EAU) estabeleceram relações diplomáticas, com um acordo assinado entre os representantes permanentes das duas Partes.
Na ocasião colocaram a tónica na questão da cooperação económico-financeira e ainda a possibilidade de explorar a vertente migração, no quadro de acordos temporários neste domínio, uma vez que os EAU têm como prática a contratação temporária de pessoal qualificado para diversas áreas de atividade.
Cabo Verde tem apoiado várias vezes, os pedidos recebidos dos EAU para diferentes postos e funções em organizações internacionais, sempre na perspetiva de se desenvolver uma cooperação bilateral mutuamente vantajosa.
Inaugurada a 30 de Setembro de 2021, a Expo2020 Dubai, Cabo Verde tem no certame um pavilhão de exposição nacional, permanente, que foi considerada a plataforma ideal para a realização de mais uma edição do CVIF, dedicado à promoção de investimentos e negócios.