O Governo de Cabo Verde executou menos da metade do orçamentado para 2022 com investimentos em obras públicas até Novembro, representando igualmente uma queda face a 2021.
De acordo com dados do relatório de execução financeira de Janeiro a Novembro de 2022, do Ministério das Finanças, a execução da rubrica de “Activos não financeiros”, que genericamente corresponde a obras públicas, ascendeu neste período a 34,3 milhões de euros, equivalente a 35,6% do total orçamentado inicialmente e 48,3% face ao reprogramado ao longo do ano.
“Registou uma variação negativa em termos absolutos de 1,6 milhões de euros comparativamente à execução de 2021”, lê-se no relatório a que Lusa teve acesso.
De Janeiro a Novembro, os maiores volumes de investimento em obras públicas em Cabo Verde foram aplicados no Programa de Reabilitação, Requalificação Urbana e Acessibilidades (PRRA), com 7,6 milhões de euros, no Terminal de Cruzeiros em construção na ilha de São Vicente, com 7,3 milhões de euros, na reabilitação de estradas, com uma execução de 2,9 milhões de euros e no arranque da construção do novo liceu da Várzea, na Praia, com 2,3 milhões de euros.