Cabo Verde e Moçambique assinaram esta semana um memorado de entendimento, que entra em vigor imediatamente, com um plano de acção a ser desenvolvido para implementar as medidas acordadas, com o objectivo de estreitar as relações no domínio turístico, explorando o vasto potencial paisagístico, ambiental e cultural de ambas as nações.
Segundo um comunicado publicado no website do Governo de Cabo Verde e consultado pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, o memorado foi assinado à margem da 34ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2024, que decorreu na capital portuguesa, Lisboa.
O ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde, Carlos Santos, afirmou que os dois países são eminentemente turísticos, conhecidos pelo seu potencial em atrair visitantes não apenas pelas suas deslumbrantes paisagens, mas também pelos recursos ambientais e culturais.
Carlos Santos destacou que, embora ambos os países possuam uma forte base no turismo de sol e praia, há oportunidades para explorar outros segmentos, como o turismo de natureza.
O referido memorando, elaborado após uma visita da ministra do Turismo de Moçambique, Eldevina Materula, à ilha do Sal, em 2021, visa facilitar a troca de experiências em diversas áreas, incluindo normativos turísticos, prática de taxas turísticas e capacitação de quadros. Igualmente, busca impulsionar esforços de promoção turística em mercados globais, reconhecendo o ambiente altamente competitivo do sector.
Para a ministra do turismo de Moçambique, “a assinatura deste memorando representa o culminar de um processo iniciado em 2021, quando reconhecemos a importância de África em se afirmar no cenário turístico global”.
Enfatizou ainda a necessidade de os países africanos trabalharem em conjunto, formulando políticas conjuntas e partilhando experiências para fortalecer a presença do continente no turismo internacional.
Os dois Estados irão também promover a cooperação no domínio turístico, tanto de carácter público como privado, e impulsionarão o intercâmbio periódico de peritos em promoção e comercializações turísticas, assim como em planificação e desenvolvimento de destinos turísticos.