O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, voltou a denunciar quase 20 perfis falsos na rede social Facebook, para tentativas de burlas, e Polícia Judiciária (PJ) já está a investigar, anunciou a Presidência.
Num comunicado em que a Lusa teve acesso, a Presidência cabo-verdiana deu conta de “constantes relatos” de perfis falsos no Facebook, com fotos de pelo menos 17 casos, a utilizarem o nome do Presidente da República e do cidadão José Maria Pereira Neves para tentativas de burlas na internet.
“A Presidência da República vem por esta reforçar as denúncias feitas anteriormente, tanto pela Presidência da República como por José Maria Pereira Neves, sobre esses actos criminosos e que, sublinha-se, estão sob a mira da Polícia Judiciária que está a investigar”, avançou.
A mesma fonte voltou a alertar a todos para esta “utilização abusiva” da identidade do mais alto magistrado da Nação e “condena veementemente tais práticas”, reforçando o pedido de ajuda para denunciar essa “vil prática”.
Também avançou que está a reunir provas que levem à identificação e devido enquadramento do (s) prevaricador (es).
“Lembramos ainda que a utilização indevida da identidade e nome de alguém ou instituição, que por si só constituem crimes, são agravadas com as tentativas de burla e conforme a que tais actos enquadrados dentro da Lei do Cibercrime, podem levar a penas de um a cinco anos de prisão”, lembrou a Presidência cabo-verdiana.