Tem sido exemplar o desempenho de David Pina nos Jogos Olímpicos de Paris. O atleta caboverdiano que concorre no boxe, na categoria 51-54 quilos venceu o primeiro combate em que participou tendo, assim, garantido a primeira vitória de sempre de Cabo Verde nos Jogo Olímpicos.
Esta sexta feira, o pugilista voltou a vencer por 5-0 o seu adversário da Zâmbia Patrick Chiyemba nos quartos de final, conquistando, para já, a medalha de bronze na competição.
De assinalar que no boxe, nos Jogos Olímpicos, não há disputa pela medalha de bronze, sendo esta entregue aos dois atletas que chegarem à semi-final e forem derrotados.
Sendo assim, Cabo Verde tem já garantida a primeira medalha olímpica da sua história, desde a primeira participação nos Jogos Olímpicos em 1996.
Ulisses Correia e Silva, Primeiro-Ministro de Cabo Verde escreveu nas suas redes sociais: “falei ao telefone com David Pina e o seu treinador. Logo após os Jogos Olímpicos estarão em Cabo Verde para partilhar connosco o grande feito”.
David Pina segue agora de bronze ao peito, mas ainda com tudo em aberto para poder chegar à prata, ou mesmo ao ouro e sagrar-se campeão olímpico. O pugilista caboverdiano, tem o próximo combate dia 4 de Agosto, onde tentará derrotar o pugilista do Uzbequistão Hasanboy Dusmatov. Se vencer, David Pina segue para a grande final olímpica, marcada para 8 de agosto.