Foi a 19 de dezembro de 1974 que foi formalmente assinado o Acordo de Lisboa entre o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e o Governo Português. O documento representa o marco histórico na luta pela autodeterminação e independência do povo cabo-verdiano uma vez que estabelecia as condições necessárias para a transição do poder para um “futuro Estado Independente de Cabo Verde”, após um intenso processo negocial entre as duas partes e uma desgastante luta armada na Guiné Bissau de mais de 11 anos.
Para assinalar este marco histórico José Maria Neves, Presidente da República de Cabo Verde prestará uma homenagem especial aos signatários do Acordo de Lisboa, no dia 19 de dezembro, esta quinta feira.
O evento também contará com a presença do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, que, a convite de José Maria Neves, irá a Cabo Verde para representar o seu país. “Este gesto simboliza a amizade e os fortes laços de cooperação que existem entre os dois países, desde a assinatura do Acordo de Lisboa, que estabeleceu uma base sólida para as relações entre Portugal e Cabo Verde, pautadas pelo respeito, compreensão mútua e reciprocidade de interesses”, pode ler-se no comunicado da Presidência da República.
Pedro Pires, um dos signatários do Acordo de Lisboa e ex-presidente de Cabo Verde, estará presente na cerimónia de homenagem, sendo uma das figuras centrais no processo de luta pela independência do país.
Participaram também da assinatura do acordo Amaro da Luz e José Luís Fernandes Lopes pelo PAIGC, e o Major Melo Antunes, Mário Soares e António de Almeida Santos pela parte portuguesa.
A cerimónia, que acontece às 11 horas no Palácio da Presidência de Cabo Verde, será seguida por uma conferência de imprensa conjunta entre os dois presidentes da República.
Ainda no mesmo dia, à tarde, às 15h30, será realizada uma conferência na Universidade de Cabo Verde, em parceria com o Instituto Pedro Pires. O evento, intitulado “O Acordo de Lisboa, o Contexto Político da Época e a Construção das Bases para um Cabo Verde Independente”, tem como palestrante Aurora Almada e Santos historiadora e académica cabo-verdiana, especializada em história e estudos políticos. O Comandante Pedro Pires e Osvaldo Lopes da Silva, dois dos protagonistas do acordo participam num dos painéis da conferência.
Para celebrar o cinquentenário deste evento histórico, uma reprodução do Acordo de Lisboa será exposta durante as celebrações no Palácio da Presidência da República de Cabo Verde.