Cabo Verde bateu o recorde de assinaturas de serviços de comunicações eletrónicas em 2023, superando a barreira de 1,2 milhões de subscrições, concentradas sobretudo em telemóveis (subscrições de Internet, voz e mensagens), mantendo-se o número de cerca de 590 000 cartões SIM activos no país.
De acordo com dados da Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME) do arquipélago, outras subscrições de comunicações electrónicas têm valores mais reduzidos, ou seja, cerca de 60 000 no telefone fixo e pouco mais de 9 000 na televisão.
Segundo a ARME, o número de assinaturas de acesso à Internet cresceu 14% em termos homólogos, face a 2022, assim como a taxa de penetração, que subiu de 74 para 95 acessos por 100 habitantes, no mesmo período.
Em Cabo Verde há duas operadoras, a privada Unitel e a estatal, CV Telecom, esta última com quota dominante nos diferentes tipos de subscrições.
O boletim estatístico da ARME, citado pela Lusa, baseia-se num questionário enviado aos operadores de redes e serviços nos mercados das comunicações electrónicas de Cabo Verde.