O Governo cabo-verdiano transmitiu a proposta de Orçamento de Estado para 2025 (OE 2025) à Assembleia Nacional, com um valor aproximado de 98 mil milhões de escudos (889 milhões de euros), o que representa um crescimento de cerca de 14% em relação ao orçamento de 2024.
De acordo com o Ministério das Finanças e Fomento Empresarial, o foco central deste orçamento é promover o investimento, o emprego e a inclusão, investimentos o crescimento económico, aumentar a resiliência a choques, incluindo os impactos das alterações climáticas, e alcançar uma prosperidade partilhada .
O Parlamento retomará as sessões no hemiciclo durante o mês de outubro, seguindo o calendário anual habitual.
O Conselho das Finanças Públicas (CFP) já analisou o documento e divulgou um parecer na segunda-feira, endossando o cenário macroeconómico previsto pelo Governo. O projeto executivo um crescimento da economia em 2025 que varia entre 3,8% (cenário adverso), 4,8% (cenário normal) e 5,3% (cenário favorável). O CFP, por sua vez, é mais otimista e prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) possa crescer 5,8%.
Quanto à inflação, a previsão do CFP aponta para 2,2% em 2025, um valor mais pessimista do que a previsão do Governo, que é de 1,7% na proposta do OE 2025.