O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves apontou para o ensino em duas línguas, nomeadamente o português e o crioulo, a língua materna de Cabo Verde.
José Maria Neves que falava na cerimónia de comemoração do 25 de Abril, justificou a posição com a ideia de que “já há experiências a mostrar claramente que as crianças aprendem muito melhor o português se também, paralelamente, estudarem a língua cabo-verdiana”, disse.
O Presidente de Cabo Verde disse ainda que esta medida vai permitir que as crianças saiam do sistema de ensino a falar fluentemente a língua cabo-verdiana e a língua portuguesa.
Na perspectiva de José Maria Neves seria mais um seguir do caminho natural já que, “no dia-a-dia, falamos a língua cabo-verdiana e toda a campanha eleitoral é feita na língua materna”, disse, tendo acrescentado que no Parlamento é possível fazer discursos nas duas línguas.
Assim, aquele responsável explicou que com avanço para mais próximo das línguas nacionais, sinaliza-se para a maior abertura para a língua portuguesa.