O primeiro voo semanal da Cabo Verde Airlines (CVA) nas rotas Lisboa-Mindelo acontece já na primeira semana de Fevereiro deste ano, desde que a companhia aérea paralisou actividade forçada pela pandemia da Covid-19, de acordo com um comunicado da companhia aérea.
As operações da Cabo Verde Airlines iniciaram há duas semanas, num voo inaugural de retoma das operações, com a rota Lisboa-Praia. A companhia aérea de bandeira cabo-verdiana adiantou, no entanto, que o primeiro voo vai acontecer em 03 de Fevereiro, saindo de Lisboa e com destino à cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente.
O avião vai regressar a Lisboa no dia seguinte, 04 de fevereiro, ainda segundo a mesma companhia aérea.
De acordo com o programa de retoma das operações, estão ainda previstos, para este ano, precisamente no segundo trimestre, a inclusão de novas rotas, com destaque para Praia e Boston, nos Estados Unidos da América, além de outras novidades saídas da assembleia-geral extraordinária da companhia.
Também o retoma dos voos de ligações a Paris, em França, constam da agenda da empresa, segundo a gestora da companhia, Sara Pires, que integra o mercado brasileiro dentro do panorama de viagens.
A companhia retomou as operações com um avião, com duas ligações semanais Praia–Lisboa, mas segundo a presidente deverá introduzir um novo aparelho no segundo trimestre do próximo ano e até final de 2023 ter três aviões a voar com as suas cores.
Por sua vez, Sara Pires alertou que, todo este plano de retoma, está condicionado pela situação da pandemia de Covid-19 neste momento, com a redução de casos novos não só em Cabo Verde, com a circulação da variante Ómicron.
Anteriormente, o Governo tinha apontado a retoma dos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), que não operam voos comerciais desde março de 2020, devido à pandemia de covid-19, durante o primeiro trimestre de 2022.