O Bureau – Central Privada de Informação de Crédito em Angola – quer ampliar o ambiente de crédito e impulsionar o empreendedorismo no país, colocando 130 provedores no seu banco de dados, em 2023, para que as micro e pequenas empresas tenham facilidade no acesso ao financiamento que garanta o início dos seus negócios.
A informação foi avançada pela presidente do Conselho de Administração do Bureau, Adriana Dias, no final de um workshop dirigido às empresas sob direcção do Instituto de Gestão de Activos e Participação do Estado (IGAPE), realizado esta Quinta-feira, 26, em Luanda.
Adriana Dias considerou ser importante que as instituições estejam prontas para fornecer os dados. “Existe uma organização interna das instituições, como as questões legais que precisam estar em consonância com a Agência de Protecção de Dados e ter os contratos com os clientes assinados. Os clientes, provavelmente, vão receber um e-mail, mensagens e chamadas para poderem fazer a aprovação da cedência dos dados”, explicou.
A responsável revelou também que, actualmente, o Bureau tem registado cinco instituições (provedores de dados que se tornam assinantes) com dados compartilhados, com destaque para três bancos, sem, no entanto, identificá-los.
Por sua vez, o director do Gabinete Jurídico da Agência de Protecção de Dados de Angola, Njunjulo António, referiu que durante o processo de autorização e licenciamento, foi tida em conta as propostas tecnológicas e as técnicas organizativas de segurança do Bureau, fruto das melhores práticas no sector e das exigências da lei de protecção de dados pessoais, bem como o regulamento das centrais privadas de informação de crédito.
O Bureau é a primeira central de informação de crédito em Angola a receber uma licença da Agência de Protecção de Dados (APD), em 2022, que lhe permite gerir um extenso banco de dados que inclui todo o histórico de pagamentos relevantes dos consumidores angolanos, com o objectivo principal de analisar os seus hábitos de consumo e solvência e, consequentemente, melhorar as decisões na concessão de crédito.