São Paulo, a maior cidade do Brasil, recebe entre os dias 12 e 24 de Novembro o XIII Circuito de Teatro em Português, um festival internacional de países lusófonos, com entrada gratuita, cuja abertura será feita pelo grupo AnDanças de Famalicão.
Segundo a Lusa, o grupo português apresentará o espetáculo “Amália, Dona de Si – O Musical”, que leva à descoberta da mulher Amália com seus sonhos, seus medos e ansiedades, sua vida e suas escolhas artísticas.
O espetáculo é inspirado na fadista e atriz portuguesa Amália Rodrigues (1920-1999) e busca mostrar a essência da personagem por meio das palavras que semeou durante a sua carreira.
Além de Portugal, os países africanos também vão trazer a sua arte para o XIII Circuito de Teatro em Português em apresentações das companhias Culturproject, de São Tomé e Príncipe, Netos de Bandim da Guiné Cultural (Guiné-Bissau), Cia. Kafukolo (Angola), Cia. Teatro Girassol (Moçambique) e Associação Teatral Fladu Fla (Cabo Verde).
O Circuito reunirá, ao todo, 14 companhias que apresentarão 13 espetáculos para os públicos adulto e infantil. Acontecem também cinco oficinas e dois seminários.
O Brasil será representado por espetáculos da La Inquieta Compañia, Grupo Harém Teatro, Grupo Contadores de Mentira, o Grupo Drgao7 de Teatro, Marcia Kambeba e Aurita Tabajara e Pascoal da Conceição.
O Circuito de Teatro em Português foi criado, em 2003, com o objectivo de promover o intercâmbio cultural entre os nove países de língua portuguesa.