A Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) vai proceder nesta Terça-feira, [08 de Agosto], a primeira sessão especial de apresentação dos resultados da Oferta Particular de Obrigações Verdes (Green Bonds), em Achada Santo António.
Segundo um comunicado de imprensa a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso, o empréstimo obrigacionista foi destinado a investidores qualificados, no valor global de 4,9 milhões de dólares, emitidos pela empresa Águas de Ponta Preta (APP), naquilo que é a primeira emissão de uma obrigação verde no arquipélago.
A emissão, de acordo com o comunicado, teve a finalidade de possibilitar o financiamento do projecto de desenvolvimento de uma central solar fotovoltaica de 5MW em Salamansa, na ilha de São Vicente.
“Este projecto enquadra-se no Plano de Desenvolvimento Sustentável (PEDS), e está em linha com o Plano Director Nacional do Sector Eléctrico para o período 2018/2040, que estabelece como principal meta superar os 50% de produção de energia eléctrica a partir de fontes de energia renováveis até 2030”, lê-se no documento.
A Bolsa de Valores de Cabo Verde, visando servir a economia real, vem oferecendo alternativas de financiamento e investimento, em condições favoráveis, a emitentes e investidores, através da intermediação financeira, conforme a sua missão.