Bolsa de Moçambique já prepara primeira emissão de ‘Green Bonds’

O presidente da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), Salim Valá, revelou em entrevista à Lusa que a instituição tem a intenção de realizar a sua primeira emissão de Green Bonds ainda este ano, assim que a legislação necessária for aprovada. Salim Valá expressou optimismo em relação à concretização deste marco em 2024, destacando que…
ebenhack/AP
PCA da Bolsa de Moçambique diz-se optimista em relação à concretização deste marco em 2024 e destaca que a empresa está a colaborar com uma instituição financeira nacional interessada na iniciativa.
Economia Negócios

O presidente da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), Salim Valá, revelou em entrevista à Lusa que a instituição tem a intenção de realizar a sua primeira emissão de Green Bonds ainda este ano, assim que a legislação necessária for aprovada.

Salim Valá expressou optimismo em relação à concretização deste marco em 2024, destacando que a BVM está a colaborar com uma instituição financeira nacional interessada nessa iniciativa.

“A ausência deste tipo de produtos tem prejudicado a posição de Moçambique nestes índices”, afirmou Salim Valá, citado pela Lusa, referindo-se à importância da inclusão de produtos de Financiamento Sustentável no portfólio de valores mobiliários para fortalecer a posição do país nos índices internacionais de Mercados de Capitais.

As emissões de Green Bonds destinam-se a apoiar a transição para a economia verde em África, com foco em áreas como mitigação e adaptação às mudanças climáticas, infra-estruturas sustentáveis e projectos de conservação florestal. A BVM tem estado activamente envolvida na preparação das propostas necessárias desde 2022.

Salim Valá revelou que Moçambique ainda carece de regulamentação específica alinhada com padrões internacionais, mas tem trocado experiências com bolsas de países vizinhos e lusófonos. Além disso, destacou o papel crescente da BVM como uma alternativa de investimento para os cidadãos, com um aumento significativo no número de investidores nos últimos anos.

A Bolsa de Valores de Moçambique também está a avançar com iniciativas tecnológicas, incluindo o desenvolvimento de uma plataforma para permitir a compra e venda de títulos online, visando uma experiência transparente para investidores e intervenientes no mercado de capitais, adiantou o seu PCA.

Mais Artigos