A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva), enquanto gestora dos mercados regulamentados, registou um novo recorde em Junho deste ano em termo de montante negociado em Mercado Secundário.
De acordo com uma nota divulgada no seu website, no período em referência, o valor negociado alcançou 394,7 mil milhões de Kwanzas, superando em 17,55% o recorde obtido em Agosto de 2022, que foi de cerca de 335,8 mil milhões de kwanzas.
“Tal marco, contou com a participação activa dos membros Bodiva, com realce ao Standard Bank Angola (SBA), Banco Angolano de Investimentos (BAI), Banco de Fomento de Angola (BFA), Banco Millennium Atlântico (BMA) e o membro associado BNA, representando uma contribuição agregada de 80,32%, do montante total transaccionado”, lê-se nota.
Relativamente aos instrumentos financeiros, as Obrigações do Tesouro em moeda externa e as Obrigações do Tesouro não reajustáveis, foram os instrumentos mais transaccionados, representando cerca de 40,15% e 27,50% do montante total.
Ainda no mês de Junho, avança a Bodiva, as operações de REPO envolvendo um montante de 122,8 mil milhões de kwanzas contribuíram para o recorde alcançado, representando cerca de 31,13%, “evidenciando cada vez mais a relevância do referido seguimento a nível da permuta de liquidez entre os agentes económicos no curto prazo”.