Patrício Bicudo Vilar e Silvano Araújo são, em definitivo, os novos rostos que vão reforçar a administração do Standard Bank Angola (SBA), com a validação pelo Banco Nacional de Angola (BNA) da idoneidade de ambos, soube a FORBES de fontes que acompanharam o processo.
Com o ‘Ok’ do regulador do sistema bancário angolano, Patrício Vilar e Silvano Araújo seguem, assim, na gestão da sucursal do sul-africano Standard Bank Group, substituindo o conhecido empresário angolano e ex-esposo da filha do primeiro presidente de Angola, Carlos São Vicente, preso há vários meses por alegadas práticas de corrupção.
Quer Patrício Vilar, quer Silvano Araújo, integram o ‘board’ do SBA exercendo as funções de administradores não-executivos, pastas, aliás, anteriormente exercidas por São Vicente e o seu filho, Ivo Manuel Neto de São Vicente.
Doutorado em empresas financeiras e de seguros, Patrício Vilar tem um vasto currículo profissional, sendo que, até antes desta validação para o SBA, o gestor assumia a pasta de chairman do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE). Já Silvano Araújo, deixa a pasta de vogal no organismo financeiro estatal Fundo de Garantia de Crédito.
Na prática, Vilar e Araújo vão fiscalizar, em nome do accionista Estado/IGAPE, as actividades dos administradores executivos, funções previstas nos códigos de corporate governance de várias realidades bancárias.
As nomeações de Patrício Vilar e de Silvano Araújo, sugeridas em Assembleia-geral de Março deste ano, seguem-se ao processo de arresto das participações sociais adquiridas com fundos públicos que o IGAPE tem levado a cabo desde há vários anos.
Até 31 de Dezembro de 2020, a estrutura accionista do SBA era composto pelo Standard Bank Group, que detém maioria do capital, 51%, e pelo empresário São Vicente, com 49%. Com o arresto das participações, os direitos do empresário passaram para o Estado, já que o gestor é indicado nas práticas de crime de corrupção, condição que anula a sua idoneidade na banca nacional e em várias geografias financeiras do mundo.