A partir do próximo ano, o aviso nº 9 do Banco Nacional de Angola (BNA) vai ser adaptado para permitir que os cidadãos solicitem financiamento para a construção das suas próprias residências, adiantou o Governador da instituição, José Massano.
“Podemos aqui anunciar que em 2023 este aviso (aviso nº 9 do BNA) será ajustado para considerar a autoconstrução para fins habitacionais”, afirmou o Governador, na abertura da segunda edição do Fórum Banca e Seguros que decorreu sob o lema “Soluções Viáveis para o Crescimento Económico”, numa promoção da Associação de Jornalistas Económicos de Angola (Ajeco).
Massano disse ainda que, fruto do regime especial de crédito à habitação, quase 40% das mais de 160 solicitações de financiamentos já receberam parecer positivo das instituições bancárias.
“A mais recente iniciativa de crédito, vertida no aviso 9/2022, destinada ao segmento da habitação, está a marcar os seus primeiros passos. Cerca de 37,5% dos 168 pedidos apresentados foram já aprovados, e outros 30% encontram-se a data em análise dos bancos comerciais”, referiu.
O “homem forte” do BNA reconheceu que os pedidos elegíveis recebidos até ao momento ainda são poucos, entretanto, acrescentou, a medida que as regras de acesso vão sendo melhor compreendidas e dominadas, quer pelos bancos comerciais como para os potenciais tomadores de crédito, haverá naturalmente, maior dinâmica na concessão de crédito.