O Banco Mundial (BM) aprovou um crédito de 275 milhões de euros para o financiamento às micro, pequenas e médias empresas moçambicanas, face aos constrangimentos que este sector enfrenta no acesso aos recursos financeiros, segundo o comunicado da instituição.
“O Banco Mundial irá apoiar o Governo de Moçambique a enfrentar múltiplos choques económicos e os constrangimentos de mercado que impedem as micro, pequenas e médias empresas e indivíduos, incluindo trabalhadores informais, de aceder e usar serviços financeiros e aproveitar oportunidades económicas”, refere na nota Idah Z. Pswarayi-Riddihough, diretora do BM para Moçambique, Madagáscar, Ilhas Maurícias, Comores e Seychelles.
A verba será desembolsada no âmbito do projecto “Mais Oportunidades”, que tem a duração de seis anos (2023-2029), refere o comunicado citado pela Lusa.
O envelope financeiro aprovado pelo Banco Mundial destina-se ao Fundo de Garantia de Crédito criado pelo governo moçambicano, no âmbito do Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE).
Com o financiamento, espera-se a criação de mais de 26 mil novos empregos ao longo de seis anos de execução do aludido projeto, lê-se na nota.