O fundador e dono da rede social Facebook, Mark Zuckerberg, viu sua fortuna cair quase sete mil milhões de dólares, esta Segunda-feira, 5, depois de se tornar público que interrupções nos sistemas internos da plataforma, como os servidores, estavam a falhar, numa sequência de factos a que o chefe do Instagram, outra rede detida por aquele criador, designou por “um dia de neve”.
Com isto, a riqueza de Zuckerberg deslizou para perto dos sete mil milhões de dólares, uma queda que acompanhou a das acções do Facebook, e que fez com que o ‘patrão’ da maior rede social do mundo descesse alguns degraus na lista das pessoas mais ricas do planeta.
De acordo com dados disponíveis sobre o ‘apagão’ que também tirou o WhatsApp e o Instagram do ar, a queda das acções fez com que a fortuna de Zuckerberg caísse para 120,9 mil milhões de dólares, deixando-o abaixo de Bill Gates, dono da Microsoft, na quinta posição no Índice de Bilionários da Bloomberg. Gate perdeu cerca de 19 mil milhões de dólares em riqueza desde 13 de Setembro, quando o seu património estava avaliado em quase 140 mil milhões de dólares, de acordo com cálculos da Bloomberg.
Desde as 16h30 desta segunda-feira, 04, quem tentasse aceder às redes sociais como Facebook, WhatsApp e Instagram, recebia mensagem de erros, precisamente o “5XX Server Error” nas plataformas em referência, o que provocou uma queda na acções do Facebook, negociadas na Bolsa de Nasdaq, na ordem dos 4,89%, sendo cotadas a 326,23 dólares. Esta foi a maior baixa em uma sessão da empresa desde 9 de Novembro.
Oficialmente, ainda não está explicado as razões do blackout na maior rede social do mundo e congêneres. Entretanto, Ryan Mac, repórter de tecnologia do The New York Times, citado por vários meios de imprensa especializados em IT, defende que são as interrupções que estavam a afectar as plataformas internas do Facebook, posição que foi confirmada pelo chefe do Instagram, Adam Mosseri.
Mas antes da queda, o Facebook já tinha sido o assunto de uma série de relatórios do Wall Street Journal, baseados em uma colecção de documentos internos, que revelaram que aquela rede social sabia sobre uma série de problemas com suas plataformas, incluindo como o Instagram afecta as adolescentes e a ascensão de conteúdo nacionalista branco no Facebook. A denunciante, Frances Haugen, revelou sua identidade no “60 Minutes” no Domingo à noite.
Tudo sobre o “5XX Server Error”
O aviso de “5XX Server Error” significa, de forma simples, que o problema está a ser ocasionado por uma falha nos servidores do serviço. Na prática, o erro ocorre quando o servidor ou seja, o computador central não consegue completar a solicitação do usuário e, por isso, não tem como exibir a informação desejada. No caso do WhatsApp, as mensagens pararam de ser enviadas, enquanto Facebook e Instagram interromperam a exibição de postagens e fotos.
O 5XX, também chamado de “Erro 500”, costuma aparecer algumas vezes no dia-a-dia, quando sites apresentam problemas, e em alguns casos pode até ser resolvido pelo próprio usuário.