O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, manifestou a intenção de aprofundar as relações bilaterais com Moçambique, numa mensagem de felicitações endereçada ao Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, pela passagem dos 48 anos de independência.
“No próximo ano tenho esperança de que a nossa parceria será mais aprofundada, assim como a amizade entre os nossos povos, à medida que avançamos na nossa visão comum de um mundo pacífico, seguro e próspero”, referiu Joe Biden, citado num comunicado da Presidência moçambicana.
Segundo o chefe de Estado norte-americano, como membros do Conselho de Segurança da ONU, Moçambique e Estados Unidos têm estado a trabalhar juntos para alcançar a paz global e proteger os valores comuns, incluindo a soberania, a liberdade e a democracia.
“Juntos enfrentamos desafios regionais e globais, incluindo o terrorismo, mudanças climáticas e insegurança na saúde. Também aumentamos nossos níveis de comércio e investimentos bilaterais para promover o crescimento económico inclusivo para os nossos dois países”, acrescenta Biden.
Os EUA, segundo a agência Lusa, já tinham assinalado no Sábado, 24, a data com uma mensagem do porta-voz do secretário de Estado, Antony Blinken, que realçou o crescimento das relações entre os dois países.