O Banco de Fomento Angola acaba de apresentar na última Quinta-feira, 23, a sua, a BFA Pensões – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S.A, cujo objecto social é a constituição, gestão, administração e representação de Fundos de Pensões e outras actividades complementares, num investimento de 900 milhões de kwanzas, pouco mais de 1 milhão de dólares, ao câmbio actual.
À margem do acto de lançamento, o PCA da nova marca do Banco de Fomento Angola, António Matias, explicou que a BFA Pensões “não substitui a segurança social, que é obrigatória”, mas que é um complemento que ajudará a todos os trabalhadores reformados a usufruir das poupanças feitas ao longo da carreira profissional.
“Pretendemos assumir um papel cada vez mais activo no desenvolvimento económico de Angola, tal como acontece noutros países, onde os fundos de pensões são já um importante meio para capacitar financeiramente algumas empresas privadas e para o aumento da sua actividade produtiva, proporcionado mais riqueza e mais emprego”, avançou o responsável.
António Matias sublinhou ser visão da empresa tornar-se numa referência no sector em Angola. “Cumpriremos a nossa missão com valores assentes na inovação, transparência, proximidade e sustentabilidade”, garantiu.
Por sua vez, ao discursar na abertura do evento, Maria do Carmo Bernardo, PCA do Banco de Fomento Angola, referiu que, ao dedicar-se à gestão de fundos de pensões, a BFA Pensões, para além de oferecer às empresas e particulares, uma opções de investimento que permite aos seus participantes, na situação de reforma, uma protecção complementar à do sistema de segurança social, “está a contribuir, também, para um trabalho mais digno, para redução das desigualdades sociais e, de uma forma mais transversal, para o crescimento económico, em total alinhamento com os objectivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas”.
“É com grande entusiasmo e satisfação que hoje [Quinta-feira, 23] nos reunimos para assinalar o lançamento da BFA Pensões, uma sociedade gestora de fundos de pensões, detida maioritariamente por empresas do grupo BFA”, realçou.
A BFA Pensões foi constituída no dia 23 de Novembro de 2022, e licenciada para exploração dos produtos de poupança de Fundos de Pensões no dia 10 de Maio de 2023. Os fundos de pensões são patrimónios autónomos, independentes da empresa, que se destinam a financiar um ou mais planos de pensões, através das contribuições das empresas e/ou dos seus colaboradores.
*Napiri Lufánia