O Banco de Fomento Angola (BFA) tornou-se, na passada semana, a primeira instituição bancária angolana a integrar o Trade Facilitation Programme (programa de facilitação de comércio), na sigla em inglês AFTRAF, do Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank), com uma linha de crédito inicial de 50 milhões de dólares, fruto da assinatura de um acordo entre ambos.
A linha de crédito do AFTRAF, de acordo com um comunicado de imprensa do Afreximbank a que a FORBES teve acesso, será utilizada pelo BFA para confirmação de cartas de crédito e emissão de garantias, entre outros serviços que visam a facilitação do comércio internacional.
A assinatura deste acordo por parte do BFA integra-se num programa de cooperação mais abrangente actualmente em curso, entre as duas instituições, em que ambas estão activamente envolvidas em diferentes áreas de suporte e promoção da economia angolana, segundo o Afreximbank. Até ao momento, integram o AFTRAF 100 bancos dos 26 países membros do Afreximbank, instituição com sede no Cairo, Egipto.
O programa de facilitação de comércio promovido pelo banco parceiro da União africana na atracção de investimentos para o continente, Afreximbank, tem como objectivo apoiar instituições bancárias de África a colmatar o vazio criado com a saída dos bancos correspondentes internacionais.
No comunicado lê-se que “o programa AFTRAF permite o acesso a uma rede global de bancos confirmadores internacionais, complementando a capacidade dos bancos africanos na disponibilização de soluções de trade finance, através da mitigação de riscos em mercados novos ou com maiores desafios, onde as linhas de trade finance se encontram inibidas ou muito condicionadas”.
A nota acrescenta ainda que o programa de facilitação de comércio pretende ajudar os importadores e exportadores africanos a aumentar o seu volume de transacções com contrapartes africanas e internacionais, bem como ampliar a confiança na implementação de operações internacionais para as importações críticas para Africa, assegurando simultaneamente o acesso a soluções de trade finance a um custo razoável.
BFA é também primeiro TFI do Afreximbank em Angola
Entretanto, num outro comunicado, o BFA anuncia que, fruto do alargamento da parceria, se tornou também no primeiro TFI – Trade Finance Intermediate (intermediário de finanças comerciais) do Afreximbank em Angola.
O alargamento da parceria entre o BFA e o Afreximbank, lê-se numa nota publicada no website do banco angolano, é parte de um plano estratégico de cooperação entre ambas instituições e aclara a vontade e comprometimento na procura de soluções que apoiem o desenvolvimento da economia angolana e dos seus agentes económicos, em particular, e promovam o livre comércio em África.
O documento refere que o BFA, considerado um dos bancos privados com alto indicador de confiança em Angola, ao assumir-se como parceiro do Afreximbank em iniciativas estratégicas de fomento e constituição da zona de comércio livre do continente fará parte do ecossistema de negócio do banco pan-africano.
Os intermediários de finanças comerciais (TFI) são o canal através do qual o Afreximbank disponibiliza os seus serviços e linhas de créditos aos exportadores e importadores africanos, nos mercados onde opera, sendo, por isso, considerado uma estratégia de negócio relevante.
Antes de ser nomeada TFI, o Banco de Fomento Angola terá passado por um processo rigoroso de selecção e escrutínio sobre a sua capacidade de concessão de crédito, posicionamento no mercado, robustez do seu balanço entre outros aspectos.