O Banco de Cabo Verde (BCV) prevê um crescimento de 692,8 milhões de euros das Reservas Internacionais Líquidas (RIL) em 2024, suficiente para 5,4 meses de importações, o que vai representar um crescimento de 5,8% no espaço de um ano.
De acordo com os dados do banco central, as RIL de Cabo Verde, necessárias para garantir as importações, cresceram para mais de 656 milhões de euros até Abril de 2023.
Segundo o banco central, este desempenho assegurava no mês passado 5,7 meses de importações e compara com as reservas de 649,2 milhões de euros que em Outubro de 2022 garantiam 6,3 meses de importações, aquando do relatório anterior.
As Reservas Internacionais Líquidas cabo-verdianas já tinham crescido em 5,1% em 2022, face ao ano anterior, de acordo com dados do banco central. Essas reservas – em moeda estrangeira, necessárias para pagar bens e serviços ao exterior –, passaram de quase 584,5 milhões de euros em 2021 para mais de 618,4 milhões de euros no final do ano seguinte.
Segundo as informações anteriores do banco central, noticiadas pela Lusa, este volume de reservas foi então “considerado um nível confortável”, tendo em conta que a instituição considera como um “nível adequado de reservas” pelo menos o equivalente a cinco meses de importações de bens e serviços.